quarta-feira, 27 de maio de 2009

INDICAÇÃO DE MULHER NEGRA PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

A NOMEAÇÃO DA PRIMEIRA MULHER LATINA PARA A SUPREMA CORTE AMERICANA, NOS ESTADOS UNIDOS, NOS FAZ PENSAR, REFLETIR, E LANÇAR A IDÉIA DE UMA AMPLA CAMPANHA POR TODO O PAÍS PARA QUE FAÇA CHEGAR AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA A IDÉIA DE NOMEAR UMA MULHER NEGRA PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. HÁ VÁRIAS, PAÍS AFORA, COM CURRÍCULO SUFICIENTE PARA CUMPRIR TAL MISSÃO, DENTRE AS CARREIRAS DE ADVOGADAS, JUÍZAS, PROMOTORAS E PROCURADORAS. O INSTITUTO DE ADVOCACIA RACIAL E AMBIENTAL - IARA, SENTIR-SE-Á HONRADO EM PARTICIPAR DESTA EMPREITADA, JUNTAMENTE COM OUTRAS ENTIDADES EM ESPECIAL DO MOVIMENTO DE MULHERES..
HUMBERTO ADAMI www.adami.adv.br www.iara.org.br Sotomayor

Obama escolhe juíza latina para Suprema Corte

Publicada em 26/05/2009 às 23h20m

Reuters
  • Média: 4,3

Juíza e presidente se abraçam durante anúncio na Casa Branca - AP

WASHINGTON - O presidente dos EUA, Barack Obama, escolheu a juíza Sonia Sotomayor para ocupar a vaga na Suprema Corte deixada pelo juiz liberal David Souter. O anúncio foi feito pelo próprio presidente na manhã desta terça-feira. O Senado americano ainda deve votar para confirmar a indicação de Obama.

Sonia será a primeira latina entre os nove membros da alta corte americana. Nascida no Bronx, em Nova York, ela é filha de um casal de Porto Rico.

A juíza deve substituir David Souter, que está em via de se aposentar, e, assim como seu antecessor, Sonia é considerada uma representante da ala judicial mais à esquerda.

- Decidi indicar uma mulher inspiradora: a juíza Sonia Sotomayor, do importante estado de Nova York - disse Obama durante o anúncio oficial na Casa Branca.

Obama disse ter feito sua indicação buscando alguém que conciliasse ''rigor intelectual e uma maestria da lei'' e afirmou que sua decisão foi tomada após consultas a políticos democratas e republicanos e peritos na área jurídica.

Sonia, de 54 anos, é juíza da 2ª Corte de Apelação dos EUA em Nova York e graduada na Universidade de Yale.

Ao anunciar a indicação, no Salão Oval da Casa Branca, Obama destacou o fato de Sonia ter sido indicada como juíza para o Estado de Nova York por um republicano, o presidente George H. W. Bush, em 1991, e elevada para o Tribunal de Recursos do Estado, em 1998, por um democrata, o presidente Bill Clinton.

Sonia discursou visivelmente emocionada e homenageou a família ali presente: a mãe Celina Sotomayor, o padrasto Omar Loez, seu irmão, cunhada e sobrinhos:

- Meu coração está explodindo de gratidão por tudo o que vocês fizeram por mim. Só estou aqui devido a várias pessoas, mas, acima de todos, eu sou quem sou por conta dela - afirmou, apontando para a mãe que trabalhou em dois empregos para criar sozinha Sonia e o irmão após a morte precoce do pai. - Eu sou tudo que sou por causa dela, e sou apenas metade da mulher que ela é.

A juíza nunca deliberou sobre temas como aborto ou controle de armas, mas já tomou decisões em casos polêmicos envolvendo discriminação sexual, de idade e racial.

Ela acatou a decisão tomada na cidade de New Haven, Connecticut, contra o Corpo de Bombeiros local, que autorizava a cidade a anular os resultados de um exame para promover bombeiros porque o concurso não ofereceu cargos a profissionais negros.

Em 1995, Sonia tomou uma decisão considerada uma das mais célebres de sua carreira: ela obrigou a Liga de Beisebol americana a retomar atividades após uma greve que interrompeu os jogos de um dos mais populares esportes americanos.

Com humor, Obama falou sobre a deliberação judicial dizendo que foi uma decisão que ele acompanhou com atenção e que ''alguns dizem que a juíza Sonia Sotomayor salvou o beisebol'', despertando risos da plateia e da própria magistrada, que estava a seu lado.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/05/26/obama-escolhe-juiza-latina-para-suprema-corte-756034752.asp

Nenhum comentário: