terça-feira, 16 de junho de 2009

Comissão de Indenização aos Descendentes de Negros Africanos Escravizados no Brasil

SENADO FEDERAL SECRETARIA DE COMISSÕES COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA 16ª reunião (extraordinária), da Comissão Permanente de Direitos Humanos e Legislação Participativa, da 3ª Sessão Legislativa Ordinária, da 53ª Legislatura, a realizar-se no dia 03 de junho de 2009, quarta-feira, às 09h00, na Ala Senador Nilo Coelho, Anexo II, sala nº 02. RESULTADO (AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA) Assunto: Audiência Pública, nos termos do Requerimento nº 02 de 2009 – CDH, aprovado em 11/03/09, de autoria do Senador José Nery, para debater a “existência de milícias em comunidades no Estado do Rio de Janeiro, com fortes indícios de envolvimento de policiais civis e militares, bombeiros militares e agentes penitenciários”. Convidados que compareceram: - Bernardo Garcia Sampaio – Chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério da Justiça em representação a Sua Excelência Tarso Genro – Ministro de Estado da Justiça; - Deputado Estadual Marcelo Freixo – Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; - Allan Turnowski – Chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro em representação ao Senhor José Mariano Beltrame – Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e; - Ligia Portes Santos – Procuradora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Combate ao Crime Organizado e às Atividades Ilícitas Especializadas em representação ao Senhor Cláudio Soares Lopes – Procurador-Geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. EXTRAPAUTA ITEM Nº 01 REQUERIMENTO Nº 23, DE 2009 – CDH Assunto: Requer nos termos regimentais a realização de uma sessão conjunta das Comissões de Direitos Humanos e Legislação participativa do Senado Federal e da Câmara dos Deputados para exibição do filme Garapa seguida de debate, com a participação do Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; do diretor do filme, José Padilha; do presidente do CONSEA, Renato Sergio Jamil Maluf; Francisco Menezes, Presidente do IBASE, e de outras autoridades ligadas ao tema. Autor: Senador JOSÉ NERY Resultado: Aprovado o requerimento ITEM Nº 02 REQUERIMENTO Nº 24, DE 2009 – CDH Assunto: Requer nos termos do art. 93, I, do Regimento Interno do Senado Federal, a realização de Audiência Pública nesta Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, para instruir a Sugestão de nº 3, de 2008, de autoria do Instituto Todos a Bordo, que sugere legislação para a "criação de uma Comissão de Indenização aos Descendentes de Negros Africanos Escravizados no Brasil". Deverão ser convidados a expor e debater seus pontos de vistas sobre a matéria, autoridades públicas e especialistas com atuação funcional, profissional ou política relacionada à temática, cujos nomes deverão decorrer de sugestões encaminhadas pelos senhores Senadores e Senadoras à Presidência desta Comissão. Autor: Senador CRISTOVAM BUARQUE Resultado: Aprovado o Requerimento

2 comentários:

Anônimo disse...

PS: sou a favoríssima do que pleiteia o Mario Lisboa Theodoro, que preconiza políticas sociais e não a indenização em si (absurda e incongruente pelo montante em si). Palmas a ele pela coerência das idéias. Redistriuição de renda e igualdade social já!

Anônimo disse...

Gente, no país onde 50% da população é afrodescendente, onde o governo achará dinheiro para tanta indenização?? Sou a favor de políticas de igualdade social, mas num país onde não se sabe quem é branco nem negro (o Brasil é muito miscigenado) essa política vai ser discriminatória (eu sou clarinha mas sou afrodescendente, e aí não terei direito??). Não acho coerente, acho que deveríamos focar em políticas de inclusão social para todos, independentemente da raça. Esse "apadrinhamento" dos 80 milhões de brasileiros - por baixo - gerará tensões sociais. E um branco pobre que nunca teve oportunidade de vida e mora na favela? E os indígeno-descendentes, verdadeiros donos do Brasil?? Se começaram a indenizar por questões raciais (num país amplamente miscigenado) o pais afundará sem fundos para assistir a toda sua população. Acho que essas políticas segregam em vez de redimir - não há raças no Brasil, há mais clarinho e mais escurinhos, mas quase todos frutos da miscigenação. Desculpe, mas não sou a favor desse projeto incongruente.