quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Blog de VEJA cita ADAMI e MEDEIROS

Blog Reinaldo Azevedo http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-metodos-a-que-recorre-o-racialismo-%E2%80%93-um-caso-escandaloso/

OS MÉTODOS A QUE RECORRE O RACIALISMO – UM CASO ESCANDALOSO

terça-feira, 29 de setembro de 2009 | 16:12

Vivemos tempos que realmente são do balacobaco. Vocês sabem como “eles” estão em todos os lugares, não? Em defesa de suas “causas”, podem recorrer a qualquer expediente. Leiam até o fim.

Recebo por e-mail material enviado por um leitor. É de estarrecer. Aos fatos. Demétrio Magnoli lança amanhã, no Rio, o livro Uma Gota de Sangue - Livraria Travessa do Shopping Leblon, entre 20h e 21h30. Haverá um debate com Bernado Sorj, Jean-François Véran e Yvonne Maggie. Muito bem.

Há um fórum na Internet que debate questões raciais - ou, como chamamos alguns, “questões racialistas”. Seus moderadores e freqüentadores estão certos de que a divisão do Brasil em raças no conduzirá a um bom lugar. Não é a tese de Demétrio, como sabem; não é o que penso, como tantas vezes já deixei claro aqui. Até aí, bem.

No tal fórum, um dos freqüentadores faz uma convocação nestes termos: “Amigos, escrevo-lhes para convidá-los a manifestar a indignação com o lançamento de mais um livro demagogo (…) que eu não perdi o meu tempo de ler (…) com a presença do autor e mais alguns puxa-sacos… A livraria tem espaço para 120 pessoas e eu gostaria de ver o maior número possível de pretos presentes a esse debate para ouvir e, se for o caso, responder de pronto as argumentações desses intelectuais… Espero que leiam o anexo, ou entrem diretamente no site para entender o que digo e sugiro que ocupemos o maior número possível de lugares no debate, que não foi feito para nós, vide o lugar (Leblon), mas acho que é hora de mostrarmos nossa cara, nossa força e nossos argumentos aos defensores da “igualdade” entre os brasileiros… (…) Vamos chegar cedo e garantir maioria. Gostaria de ouvir os intelectuais falarem para uma platéia negra que não há racismo no Brasil.”

Voltei Conheço bem essa tática. Certa feita, fui debater a questão de cotas na Associação Comercial de São Paulo com o representante de uma entidade racialista. Ele levou seus militantes para tentar me intimidar. Descobri depois que encher o meu saco no debate ganhava pontos - literalmente - na ONG deles.

O que vai acima já desqualifica a turma para o debate democrático. Vejam que a convocação não é para, digamos, expor eventuais divergências sobre o livro, mas causar perturbação mesmo. Agora vem o mais grave. Um e-mail privado trocado entre Magnoli e o representante de uma entidade anti-racialista está reproduzido na página. O autor do post que traz a mensagem privada é Carlos Medeiros, um dos oito moderadores da lista.

Não é tudo. O moderador principal, e mais antigo, é Humberto Adami, diretor do IARA (Instituto de Advocacia Racial e Ambiental), ONG financiada pela Fundação Ford, que se tornou, há alguns meses, ouvidor da Seppir. A Seppir, se vocês não ligam o nome à coisa, é a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, órgão subordinado à Presidência da República.

COMPARTILHE Digg StumbleUpon del.icio.us Twitter Enviar por e-mail

98 comentários em “OS MÉTODOS A QUE RECORRE O RACIALISMO – UM CASO ESCANDALOSO”

Nenhum comentário: