quinta-feira, 19 de novembro de 2009

STDS promove seminário para debater o Racismo Institucional

AVOL

STDS promove seminário para debater o Racismo Institucional

Data: segunda-feira, 16 de novembro Hora: a partir das 8 horas Local: Hotel Oasis Atlantic – Av. Beira Mar, 2500

Promover a igualdade entre os cidadãos através de políticas públicas de combate à discriminação étnico-racial é um compromisso do Governo do Estado que, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), convida entidades públicas e civis para Seminário Sobre Racismo Institucional, a se realizar na próxima segunda-feira, dia 16, em alusão à Semana da Consciência Negra. O evento objetiva abrir o debate com entidades ligadas ao movimento negro e discutir políticas públicas estaduais para o segmento.

Para o Seminário, que inicia as atividades às 8 horas, no Hotel Oasis Atlantic, e se estende por todo o dia, foram convidados professores representantes de organizações civis para debater acerca de Racismo Institucional, Preconceito e Racismo, Racismo e Comunicação e Racismo e Gênero. “A iniciativa reforça o trabalho do Governo Estadual e da STDS em garantir a conscientização dos cidadãos pela construção de uma sociedade melhor”, afirmou a Secretária Fátima Catunda.

RACISMO INSTITUCIONAL

Para o Professor Armando Leão, coordenador executivo da União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO) e um dos palestrantes do Seminário, “já é um avanço quando o Governador Cid Gomes e a STDS promovem um debate dessa magnitude e convocam o movimento para ouvir suas críticas e sugestões”. Ele afirma que o Movimento Negro tem propostas de ações para suprir a falta de medidas consolidadas.

Sobre o Racismo Institucional, Professor Leão explica que o “racismo institucional” aparece de várias formas no funcionalismo público. “A forma como são definidos os cargos e posições dentro dos departamentos é, a princípio, discriminadora”, afirma. Segundo ele, o racismo nas instituições é um reflexo da formação de nossa sociedade que tem enraizada o preconceito e a discriminação. Ele afirma, contudo, que há iniciativas no sentido de minimizar as desigualdades: “Hoje, a política de cotas, por exemplo, atua como uma balança de compensação desse desequilíbrio”, conclui.

A técnica da Célula de Diversidade e Acessibilidade da STDS, Verônica Maciel, afirma que o Seminário é outra iniciativa que reforça as discussões realizadas no início deste ano, quando a STDS conduziu as Conferências Regionais pela Igualdade Racial, e em seguida a II Conferência Estadual, como determina a Secretaria Especial da Presidência para Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR. “Além disso, ações nas áreas de Trabalho e Proteção Social Básica estão em desenvolvimento no sentido de atender às necessidades do segmento negro no Estado”, conclui Verônica.

Nenhum comentário: