sábado, 5 de dezembro de 2009

Encontro reúne Diretores de Academias de Polícia de todo Brasil

Encontro reúne Diretores de Academias de Polícia de todo Brasil

A Academia de Polícia “Dr Coriolano Nogueira Cobra” (Acadepol) abriu nesta segunda-feira (19), “O Encontro de Diretores de Escolas de Polícia”, que reúne representantes e Diretores das Academias de Polícia de todos os Estados do Brasil. O evento foi realizado na Academia da Polícia Civil de São Paulo, entre os dias 19 e 21 de outubro, na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo.

A mesa de honra contou com a participação do secretário adjunto da Segurança Pública, Willian Sampaio de Oliveira; do delegado geral de polícia do Estado de São Paulo, Domingos Paulo Neto; do Diretor da Acadepol, Adilson Jose Vieira Pinto; do delegado de polícia assessor do secretário nacional de Justiça, Maurício Correali, representando o secretário e delegado de polícia, Romeu Tuma Junior, e o ouvidor da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Humberto Adami Santos Junior, representando o ministro Edson Santos.

Vale ressaltar que como extensão da mesa de honra, o encontro teve também a participação dos Diretores dos departamentos da Polícia Civil da Capital e dos Diretores das Academias Policiais de todo o território nacional.

O encontro teve por objetivo facilitar a troca de experiências na área de educação policial e promover debates voltados a elaboração de um currículo mínimo a ser ministrado pelas Academias de Polícias do Brasil nos cursos de formação inicial e complementar visando à uniformização do ensino, e por conseqüência, da atividade de polícia judiciária nos exatos contornos da Constituição da República.

Durante os três dias foram abordados temas atuais como: a Dignidade da Pessoa Humana, os Direitos Humanos Fundamentais, a Promoção da Igualdade Racial e a Ética que nortearam os debates do encontro.

A palestra inicial foi proferida pelo coordenador do laboratório de tecnologia no combate à corrupção e a lavagem de dinheiro, Jose Francisco Mallmann. Também fizeram palestras, o ouvidor da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Humberto Adami Santos Junior, que falou sobre o tema: “Discriminação Racial – A herança escravagista e sua influência na atuação dos órgãos policiais”; e o Diretor adjunto do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça, que discorreu sobre o tema: “O Portifólio da Secretaria Nacional de Justiça para capacitação de agentes públicos e articulação institucional do combate a lavagem de dinheiro”.

Ao falar da importância do encontro, o Diretor da Acadepol de São Paulo, Adilson Jose Vieira Pinto, agradeceu o apoio da Secretaria Nacional da Justiça que patrocinou o evento e, em especial, ao secretário nacional Romeu Tuma Junior, que muito tem colaborado com a Polícia Civil de São Paulo. Vieira Pinto também agradeceu a toda sua equipe pela realização do evento e aos alunos do curso de formação nas carreiras de desenhista técnico, perito criminal e auxiliar de necropsia, presentes ao evento. Destacou ainda, que o encontro “foi governado por valores constitucionais, que devem estar presentes em todas as ações da Polícia Judiciária”.

Ao fazer o uso da palavra, o delegado geral, Domingos Paulo Neto, disse que “é uma honra excepcional para a Polícia Civil do Estado de São Paulo receber representantes das Academias de Polícia Civil do Brasil”. Alertou que não existe uma polícia civil melhor que a outra, lembrando que cada qual trata e deve resolver com eficiência problemas específicos de seu Estado. “Cada Estado e, aqui falamos naturalmente por São Paulo é, por sua vez, um universo com os mais variados problemas que demandam as mais diversas soluções, todas amparadas pelos princípios da legalidade, da eficiência e da moralidade e, acima de tudo, respeito aos limites humanos”. Disse ainda que todas as polícias têm se desincumbindo muito bem de sua missão, “o que prova que as Academias de Polícia têm preparado muito bem os policiais”, e ressaltou “não há outra forma de se preparar bem o policial que não seja por meio do ensino”.

Por fim, falou da importância da investigação policial: “É por meio dela que apontamos ao poder judiciário os autores dos ilícitos que deverão ser punidos. Mas, é também por meio dela que demonstramos com justiça que alguém tido e havido por autor de um crime, pode ser apenas um inocente abusivamente apontado como responsável, mas sem nada a dever. A investigação policial não é meio de submeter pessoas a sansão penal apenas. É meio eficaz de se produzir justiça e se demonstrar a verdade sem se preocupar a quem interessa. É a verdade que perseguimos, seja ela contra ou a favor de segmentos dominantes”, alertou o chefe maior da Polícia Civil de São Paulo.

Abaixo a relação dos Diretores participantes:

Abelardo Inácio da Silva – Diretor do Estado de Sergipe

Adilson José Vieira Pinto – Diretor do Estado de São Paulo – anfitrião do encontro

Cláudia Aparecida da Silva Alcântara – Diretora do Distrito Federal

Cylton Brandão da Matta – Diretor do Estado de Minas Gerais

Djalma Leandro - Diretor do Estado do Tocantins

Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa – Diretora do Estado do Piauí

Hebert de Amorim Cardoso – Diretor do Estado de Roraima.

Hélio Moreira de Menezes – Diretor do Estado do Espírito Santo

Inamara Pereira da Costa – Diretora do Estado do Rio de Janeiro

Isabel de Barros Garcia Oliveira – Diretora do Estado do Rio Grande do Norte

José Carlos Sampaio Reis - Diretor do Estado do Pará

Lilian de Fátima Rosa Sena Lima – Diretora do Estado de Goiás

Lucilene Pedrosa de Souza Gottardo – Diretora do Estado de Rondônia

Luiz Coutinho dos Santos – Diretor do Estado da Bahia

Maria Eliana Ferreira Elias – Diretora do Estado do Acre

Maria Julia Belota Lopes – Diretora do Estado do Amazonas

Mario Wagner – Diretor do Estado do Rio Grande do Sul

Marta Suelene da Silva – Diretora do Estado de Pernambuco

Mauro Costa da Rocha – Diretor do Estado do Maranhão

Milton Castelo Filho – Diretor do Estado do Ceará

Ricardo Rodrigues Barcelar – Diretor do Estado do Mato Grosso

Rodrigo Raiser Schneider – Diretor do Estado de Santa Catarina

Rosilene Martins de Sena - Diretora do Estado do Amapá

Sidnei Alberto – Diretor do Estado do Mato Grosso do Sul

Simone Marques Menezes – Diretora do Estado de Alagoas

Clique aqui para mais fotos do evento

Por Wilson Elias

DGP - Assessoria de Imprensa
Creative Commons License
As matérias do site da Polícia Civil são licenciadas sob a (This material is licensed under a) Creative Commons Atribuição - Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License Permitida a reprodução desde que citada a fonte e a autoria

Nenhum comentário: