sexta-feira, 30 de abril de 2010

Homem que xingou de 'nega safada' e cuspiu em negra dentro de ônibus em Brasília segue preso

Racismo

Homem que xingou de 'nega safada' e cuspiu em negra dentro de ônibus em Brasília segue preso

Publicada em 30/04/2010 às 11h27m

DFTV

BRASÍLIA - O homem que xingou uma mulher de 'nega safada' e cuspiu no rosto dela dentro de um ônibus em Brasília vai continuar na cadeia até que o caso seja remetido à Justiça. André Soares Nasser, de 35 anos, foi preso e indiciado em flagrante por crime de injúria racial e lesão corporal. O crime de injúria racial é inafiançável na polícia.

No Código Penal brasileiro há três crimes contra a honra e um deles é a injúria. A pena é de três anos, além de multa, quando ela contém elementos referentes à raça, cor, etnia, religião, origem, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.

- O autor alegou que esta senhora teria dado o dedo para ele. Mas não há nenhuma testemunha que comprove esta versão. O que nós temos é a versão de que realmente ele levantou, se aproximou, cuspiu em seu rosto e a chamou de 'nega safada' - diz o delegado Laércio Rosseto.

O delegado não indiciou o homem por racismo.

- Nós entendemos que, quando ele partiu para agredir a honra subjetiva da vítima, a intenção dele era de causar esse sentimento de diminuição. E não de praticar um crime contra a raça negra - afirmou o delegado.

Um dois passageiros do ônibus ligou para a Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial. Nesta sexta-feira, o ouvidor da Secretaria, Humberto Adame Junior, disse que o fato de o cidadão estar preso é inédito, pois na maioria das vezes a polícia indicia apenas por injúria, não por injúria racial.

- É um fato inédito e o cidadão está preso. Isto deve servir de exemplo para que outras pessoas que tomem conhecimento disso não aceitem mais este tipo de comportamento social - afirmou.

Para ele, a mobilização das pessoas dentro do ônibus, em defesa da mulher, não é comum.

- Não faria o que o companheiro fez, porque é muito arriscado para os passageiros. Eu deixaria o rapaz sair do ônibus e daria sequência à viagem - diz o motorista de ônibus Elson Santana.

- É meio arriscado. Pode acontecer alguma coisa depois - acrescentou outro motorista.

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/04/30/homem-que-xingou-de-nega-safada-cuspiu-em-negra-dentro-de-onibus-em-brasilia-segue-preso-916467598.asp

Nenhum comentário: