sábado, 29 de maio de 2010

Beleza Negra no Fashion Rio

Beleza Negra no Fashion Rio

desfilewalterrodriguessite7A 17ª edição do Fashion Rio começou na última quinta feira (27/05) com um símbolo do respeito a diversidade brasileira. O estilista Walter Rodrigues causou furor ao utilizar apenas modelos negras em seu desfile.

Inspirado na Zona da Mata pernambucana e na África, 25 modelos entravam e saíam de portas feitas com tapumes coloridos, que contrastavam as cores sóbrias, das roupas usadas pelas modelos.

Para fortalecer a conexão Brasil-África, Walter Rodrigues, viajou até a cidade pernambucana de Quipapá, de onde trouxe fuxicos e motivos simples para as peças. Quipapá, fica a 50 km de Palmares e que apresenta forte presença da cultura negra e aonde está sediado o projeto Pernambuco Com Design, do qual o jornalista faz parte.

Para finalizar o look, o estilista se inspirou no trabalho de uma fotógrafa que retrata tribos de Botswana e incrementou o visual com diferentes tipos de chapéus.desfilewalterrodriguessite4

Apesar de declarar que não pensou em realizar nenhum tipo de protesto ao escolher as modelos, Walter Rodrigues afirmou ao portal Uol, ter realizado um sonho, ao realizar o desfile e afirmou ser ridículo pensar no Brasil ter ao menos um desfile se não com 100%, mas com a maioria dos alunos negros.

O estilista, afirmou ainda ter dúvidas sobre se iria encontrar o número necessário de modelos já que, segundo ele, as agências estão mais voltadas para o sul e menos para a Bahia. Walter, teve que levar modelos de São Paulo para o desfile.

desfilewalterrodriguessite6“O que fizemos no Fashion Rio foi algo histórico”, afirmou o estilista em entrevista ao portal R7.

Mesmo sem a intenção de realizar algum tipo de protesto, Walter Rodrigues fez uma constatação que é fácil de ser comprovada ao se observar as semanas de moda do país.

Em janeiro de 2008 um grupo de modelos negros realizou um protesto durante a abertura da São Paulo Fashion Week, devido a ausência de modelos negros durante os desfiles. Na ocasião, a mídia revelou que de mais de 300 modelos escolhidos, apenas oito eram negros.

A partir da denúncia, o Grupo de Atuação Especial de Inclusão Social (Gaeis) do Ministério Público, de São Paulo, instaurou um inquérito civil para verificar a presença de modelos negros no evento.

Após ser constatado que o maior evento de moda no país tinha um número muito reduzido de modelos negros ou indígenas foi adotado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que determinava que ao menos 10% de modelos negros fizessem parte da próxima edição do evento.desfilewalterrodriguessite3

Em janeiro deste ano, a semana de moda de São Paulo, apresentou novamente um baixo índice de modelos negros e, ao serem procurados pela Afrobras, o Ministério Público ainda não tinha recebido o relatório que comprovava ou não o cumprimento do acordo.

Ainda em 2009, diversas personalidades negras se manifestaram contra a ausência de modelos negros na 14ª edição do Fashion Rio. Na ocasião, nomes como o cantor Tony Garrido e a jornalista Glória Maria, se indignaram com a falta de negros nas passarelas.

Apesar de ser espantoso o fato de as passarelas brasileiras não refletirem 50% da população do país, a falta de negros nas semanas de moda, não é uma prerrogativa brasileira.

Em 2008, a agência Reuters, realizou uma matéria sobre a New York Fashion Week, em que constatava que apesar do avanço em relação a presença de modelos negros, em uma das maiores semanas de moda do mundo, a maioria dos desfiles ou não tinha modelos negros ou utilizava apenas dois ou três, cada.

Na ocasião, a presidente do Conselho de Designers de moda da América (Council of Fashion Designers of America), pediu aos estilistas que mostrassem diversidade em seus desfiles.

http://news.afrobras.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=358:beleza-negra-no-fashion-rio&catid=34:noticias&Itemid=55

Nenhum comentário: