sábado, 17 de setembro de 2011


Caixa se explica após "branquear" Machado de Assis 

em comercial

Veiculada nesta semana, campanha publicitária foi alvo de críticas até dentro do governo

Salvar notícia
  (2)Views (3923)
Cris Simon, de 
Divulgação
Ator interpreta Machado de Assis em comercial da Caixa
Caixa: banco usa ator branco para interpretar Machado de Assis
São Paulo - No início desta semana, a Caixa Econômica Federal começou a veicular a campanha publicitária que comemora os 150 anos do banco. O comercial, porém, esbarrou em uma gafe que gerou polêmica entre os telespectadores e até críticas do próprio governo, de acordo com o site Folha.com.
No filme, com duração de um minuto, a atriz Glória Pires narra uma história em que o célebre escritor Machado de Assis (1839-1908) teria sido correntista do banco. A questão é que o ator que interpreta o escritor é branco. Machado de Assis, no entanto, era mulato.
Em nota, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão do Governo Federal, se manifestou sobre o caso dizendo que "é lamentável que tenha havido esse deslize numa campanha que vem sendo desenvolvida numa linha educativa e instrutiva que inclusive já retratou fatos históricos desconhecidos da população". De acordo com a Seppir, qualquer medida só poderá ser tomada se uma pessoa ou entidade fizer uma denúncia na ouvidoria do órgão.
Por meio de sua assessoria, a Caixa se posicionou sobre a polêmica, afirmando que "o banco sempre se notabilizou pela sua atuação pautada nos princípios da responsabilidade social e pelo respeito à diversidade. Portanto, a Caixa sempre busca retratar em suas peças publicitárias toda a diversidade racial que caracteriza o nosso país".

No comunicado, porém, o banco não informa se alguma alteração será feita no filme, exibido em TVs abertas e fechadas - em horário nobre na rede Globo -, cinemas, e ainda em veículos impressos.
Assista ao filme:

Nenhum comentário: