domingo, 21 de outubro de 2012

Racismo de Lobato no STF - A mudança de Ziraldo

Ziraldo, aos 80, deu um cavalo de pau.
Foi em Monteiro Lobato, quando ajuizado o mandado de segurança MS 30.952, no STF. Impetraram Antonio Gomes da Costa Neto e IARA - Instituto de Advocacia Racial e Ambiental. A mudança de Ziraldo anuncia o fim da campanha da ABL - Academia Brasileira de Letras e outras que se posicionaram contra as firmes acusações de racismo nos livros de Lobato. Faltam outros, inclusive o MEC, que se esconde na batida unicordica de "nao vamos fazer censura em ninguém". Ao que respondemos, de forma idêntica: "Tem de cumprir o PNBE, que proíbe financiamento de livro didático que contenha preconceito ou estereotipo".

Vejam a entrevista de Ziraldo:
"E o debate sobre o racismo de Monteiro Lobato?

Quando fiz a camiseta para o bloco Que Merda é Essa, não conhecia ainda as cartas e os textos para adulto que seriam publicados pela imprensa em seguida. Mudei de ideia, claro. A prova de que Monteiro Lobato era racista é exuberante e bem documentada. Ele era eugenista. Chega a dizer que o Brasil não atingiu o nível de civilização para ter uma Ku-Klux-Klan. Só não fiquei mais triste porque, na verdade, nunca fui realmente um fã. Sempre fui mais de Super-Homem e Fantasma. Agora, na obra infantil ele continua a ser o criador de alguns dos personagens mais emblemáticos da literatura. Emília, junto com Capitu, Rê Bordosa e, agora, Carminha, é das personagens femininas mais importantes. E Tia Nastácia é a mais simpática e a mais querida do “Sítio”. Não precisamos proibir livros. Precisamos é melhorar a capacidade dos professores para discernir. Num país que tem 90% de analfabetismo funcional o pessoal devia era estar preocupado em fazer uma revolução em que nenhuma criança cresça sem aprender a ler, escrever, contar e interpretar."

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/ziraldo-um-menino-oitentao-6468574#

O cavalo de pau de Ziraldo 'e de comemoração. Se eu fosse, mulher, contudo, teria um olhar atento sobre a forma que ele usou para defender a quem "nao era fã", e colocou mulatas lembrando o "racismo sem ódio", que o mesmo incluiu no estandarte no seu bloco.

O MS continua no STF, e o MEC com o PNBE em improbidade administrativa.

Mas Ziraldo acordou. O velhinho maluquinho, de 80.

Humberto Adami
Humbertoadami@gmail.com

Fonte: Blog do Humberto Adami
http://humbertoadami.blogspot.com.br/2012/10/racismo-de-lobato-no-stf-mudanca-de.html

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia,sou anderson da equipe detetive-particular.org,quero falar que o blog ta de parabens gosto muuito dele,muito bem feito!!!...me recomendaram e estou acompanhando...recomendação hoje é tudo..to precisando saber se esse site aqui é bom por que eu to precisando de um rastreador de carro,moto entre outros alguem conhece o http://www.rastreadorgps.org/ ? se alguem souber de uma referencia me da um toque,e parabens pelo blog bom demais!!