quinta-feira, 1 de novembro de 2012

MARTA SUPLICY RECUPERA TERRENO DA FUNDAÇÃO PALMARES NO LAGO PARANOÁ


Deve ser digno de elogios os esforços da Ministra Marta Suplicy, que recuperou o terreno da Fundação Palmares, que, por incúria de seus administradores, de várias gestões, havia sido retomado pelo Governo do Distrito Federal. 

O terreno havia sido doado pelo ex-governador Christovão Buarque, na presença do presidente Fernando Henrrique, e do presidente Nelson Mandela. 

A denúncia da perda do terreno apareceu no Blog do Humberto Adami e na lista "discriminação racial" ( ver aqui) , reproduzida no Portal Africas, e consternou grande parte da população negra do país e fora dele. 

Recentemente sugeri a intervenção da ministra Marta Suplicy, através da lista "discriminação racial" e a sugestão foi ouvida e acatada, e levada à ministra Marta. 

Registra-se ainda, a "OMERTÁ" do Movimento Negro brasileiro, comparável ao silencio da mafia siciliana: ninguém ouve, ninguém vê, ninguém fala.   

Á ministra Marta devem ser dirigidos todos os méritos, pois agiu com rapidez e firmeza para a solução do problema que se arrastava por anos. 

A incúria dos administradores da Fundação Palmares, de várias gestões, porém, não merece nem perdão, nem complacência. Foram negligentes, ineptos e causaram prejuízo a população afrodescendente quase irreparável. Por anos a fio a Fundação Palmares paga aluguel em imóveis caríssimos no centro de Brasilia e São Paulo, enquanto os quilombolas passam por ausência de implementação de seus direitos constitucionais.
   
Ainda ecoam as palavras do ex-presidente do STF, Cesar Peluso, sobre a ineficiência da Fundação Palmares, no julgamento da ADI 3239, sobre a constitucionalidade do decreto 4887. 

Se a Pamares não cuida nem de sua terra, como vai cuidar para que os quilombolas conquistem as suas? 

O que se vê é um número interminável de festas, seminários que não chegam a lugar nenhum, a não para resolver problemas de orçamentos domésticos de alguns, e viagens domésticas e internacionais.

O "estilo Marta de governar", direto e de solução, passadas as eleições municipais, deve provocar mudanças no comando da Palmares, que abriga os ex-ocupantes da SEPPIR, rodiziados na chegada da atual ministra.   

Marta começa bem, com os editais para negros anunciados recentemente, e com certeza adotará medidas para que não ocorram mais situações como a que a população afrodescendente correu grave risco. 

O site da transparência é uma boa dica para aqueles que pretendem acompanhar os gastos da Fundação Palmares. 

Que a Ministra Marta determine a imediata mudança da Fundação Palmares para o terreno recebido, de foma a minimizar o prejuízo e acompanhar a obra do novo Centro, para que não venhamos a ter novo vexame e lambanças costumeiras, quer na não edificação, quer na própria edificação.

Parabéns Ministra Marta Suplicy.   

HUMBERTO ADAMI 
Advogado e Mestre em Direito 
Diretor de Relações Étnico-raciais do IARA - Instituto de Advocacia Racial e Ambiental 
 humbertoadami@gmail.com

Quarta, 31 Outubro 2012 21:00

Terracap doa terreno para União construir museu da cultura negra

  Secretaria de Comunicação Social
Terracap doa terreno para União construir museu da cultura negra
Espaço fica às margens do Lago Paranoá e será mais uma opção para os habitantes e visitantes da cidade

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, se reuniu na tarde de hoje (31) com a ministra da Cultura, Marta Suplicy. O encontro ocorreu na sede do Ministério da Cultura (MinC) e contou com a participação dos presidentes da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araújo, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Júnior, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema de Sousa Machado, além dos secretários de Cultura, Hamilton Pereira, e da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, e do presidente da Terracap, Antônio Lins.

Na reunião, o governador entregou à ministra a documentação referente à doação de um terreno da Terracap para a construção de um Museu de Referência da Cultura Negra. O terreno tem 5.225 m2 e fica às margens do Lago Paranoá, entre a Concha Acústica e o Museu de Arte de Brasília (MAB). “Brasília carece de espaços culturais permanentes”, explicou o governador. “Teremos uma grande agenda de eventos até 2017 e o campo cultural precisa refletir isso. Estamos recuperando o patrimônio tombado. Já reformamos o Panteão, o Catetinho e estamos terminando a reforma do Cine Brasília. Os turistas brasileiros e estrangeiros que visitarem a nossa cidade terão à disposição uma vasta agenda cultural e turística”, completou Agnelo.

Durante a reunião, a ministra se comprometeu em repassar recursos do ministério para a reforma do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Com esse compromisso, o GDF vai concluir os projetos executivos da obra. “Quero cooperar com os projetos culturais da cidade, tenho certeza de que seremos bons parceiros”, afirmou Marta Suplicy.

Copa do Mundo - Na ocasião, a ministra ressaltou a importância do projeto Arenas Culturais para o DF. O projeto do governo federal prevê a instalação de espaços para apresentação de artistas durante a Copa do Mundo nas cidades-sede – a programação complementa o calendário de eventos oficiais da FIFA.

A proposta das Arenas Culturais é reunir a produção cultural brasileira em espaços coletivos de convivência com os seguintes focos: Brasil Diverso, Brasil Audiovisual, Brasil Criativo e Brasil das Artes. Esse conjunto permitirá uma visão da diversidade cultural do Brasil, unindo as 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

As Arenas Culturais serão espaços temporários, entretanto a ministra sugeriu ao governador Agnelo Queiroz que, em Brasília, a Arena seja permanente e fique de legado cultural para a cidade.

“Esse primeiro encontro entre o governador e a ministra Marta Suplicy mostrou que o diálogo entre o GDF e o governo federal será bastante produtivo para a cultura da cidade”, afirmou o secretário Hamilton Pereira.

Outro assunto abordado no encontro foi a formação de uma mesa de diálogo permanente entre o Iphan e o GDF para que a parceria entre as duas instâncias seja cada vez mais produtiva e estimule a busca de investimentos para a cidade, sem deixar de lado a qualidade de vida da população.
 

FONTE: BLOG DO HUMBERTO ADAMI 


LEIA TAMBÉM:

 

TERÇA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2012

Nenhum comentário: