segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Racismo é questão social e não um "desvio psicológico"

Racismo é questão social e não um "desvio psicológico"
Enviado por luisnassif, dom, 29/01/2012 - 08:48
Por Weden
Racismo: O Brasil precisa acertar os ponteiros
O artigo do The Economist sobre a frágil criminalização do racismo no Brasil já é um indício importante de que o mundo começa a desconfiar de que o país é negligente em relação a esta questão. Em outras palavras, não somente aqui dentro, mas também lá fora, a fantasia da democracia racial não se sustenta mais.

Já escrevemos sobre isso, mas não custa repassar a hipótese de que, em relação ao racismo, já vivemos três fases, e precisamos caminhar para a quarta.

A primeira foi a prática do racismo de Estado, durante a escravidão (e mesmo depois da Abolição), quando a discriminação e a violência eram "legitimadas em lei" (ainda que pese a redundância). Naquele momento, o tráfico e a exploração (econônmica, física, sexual) de crianças e mulheres, além dos próprios homens, era vista como natural à sociedade.

Tratar negros como mercadoria, ou tratar religiões afros como casos de polícia enquadram-se nesta etapa das relações raciais brasileiras. Pode-se dizer que esta fase está superada? De um modo geral, sim, mas há ainda traumáticos resquícios de ação discriminatória do Estado em relação aos negros, principalmente (vide a violência policial contra comunidades majoritariamente negras").

unda fase, acentuada na primeira metade do século XX, foi da extinção paulatina do racismo de estado (processo que ainda se completa), mas acompanhada de um fenômeno interessante: o da negação sistemática da existência do racismo no país. Como aquela pessoa que, constrangida com a doença, prefere escondê-la dos vizinhos. A negação também era uma maneira de manter o status quo, visto que assumir esta patologia social seria a forma mais imediata de começar a combatê-la. 
Por mais que pareça surrealista (um país com passado escravagista transformar-se em democracia racial plena de um dia para outro), parte (minoritária) da opinião pública ainda vocaliza este discurso.

A terceira fase, já pós-60, foi o reconhecimento do racismo no Brasil. Demorou bastante e ainda hoje há quem duvide que exista (como algumas pessoas também duvidam que o homem foi à Lua). Os anos 90 foram importantíssimos, pois foi nesta década que a questão começou a ser discutida mais abertamente, e boa parte da opinião público abdiciou do silêncio constrangedor sobre a questão. Nos 30 anos precedentes (décadas de 60,70 e 80), a questão ganhou a academia, organizações sociais, mas não se expandiu até a opinião pública

A quarta fase está por vir e acredito que seja o legado deste século XXI: considerado como uma patologia social (portanto, não uma patologia do indivíduo, ou do "branco", ou do "negro"), e como crime, há forte resistência à punição dos atos de racismo. E isso tem a ver com uma terceira fase ainda resistente...

O Brasil entrará na quarta fase das relações raciais, quando virmos o país não ter vergonha de punir, seja com prisão, seja com prestações de serviço comunitários,  seja com multas e indenizações, a depender da gravidade...não ter vergonha de punir aquele (independente da cor da pele, ou da origem social) que ousar cometer o crime do racismo.

A criminalização do racismo, letra quase-morta da lei, deve virar realidade, e deve ser vista pela sociedade como uma lei de proteção à cidadania e ao republicanismo.

Ao contrário do que pode pensar o senso comum, a condenação pelo crime de racismo não é uma forma de punir brancos. Há racismo também de negros contra negros, mestiços contra negros, brancos e mestiços, negros contra brancos... O racismo mutas vezes se esconde por trás de preconceitos regionais, estéticos, ou de classe e de religião.

E aí é a grande discussão do momento: como tratar judicialmente o crime de racismo "como crime". Porque, até hoje, esta criminalização vem sendo "escondida" por sentenças atenuantes, como a tipificação do racismo no máximo como injúria.

Há obstáculos para esta plena "criminalização do racismo". Uma delas, a prática muito comum na mídia de oferecer, de forma instantãnea, atenuantes para o crime do racismo. Não há uma denúncia de racismo, que não venha acompanhada de vozes em defesa do racista. Não do racismo. Mas tentativas de justificativas do ato. O caso do restaurante paulista foi bem sintomático: razões foram procuradas até no inconsciente daqueles que ofenderam o menino.

O país precisa entender que o racismo é "social", não um "desvio psicológico" de uns e outros, especificidade de uma classe ou outra, de uma etnia ou outra. Não devemos temer um "clima de acertos de conta" com a criminalização do racismo. Devemos considerá-la normal, uma prova de maturidade em nossa sociedade.

Diremos que, do ponto de vista jurídico, o medo da punição ao racismo coloca o país na pré-modernidade.

É hora de acertar os ponteiros
120


domingo, 29 de janeiro de 2012

Affirmative Action and the USA (3:25) Excerpt from film "Brazil in Black and White", September 2007


Wide Angle -- WINDOW INTO GLOBAL HISTORY

Video Bank
Affirmative Action and the USA (3:25) Excerpt from film "Brazil in Black and White", September 2007
Two American NAACP lawyers arrive to advise the Brazilian civil rights organizations, leading to a discussion of differences between race relations in the U.S. and Brazil, and questioning why this particular American import is resented when so many other Americanisms are enthusiastically welcomed.

Country: Brazil

South America Brazil map

Brazil
Download video:
(PC: right click & select Save Target As) (Mac: hold down CTRL button & click)
Quicktime (5595k) Realplayer (6548k) Windows Media (5355k)

  1. In what ways is the situation of Brazilian blacks worse than it was for American blacks during the days of Jim Crow?
  2. The NAACP lawyer mentions a "past of racism and discrimination" in Brazil. What do you know about this history? What are the similarities and differences between the Brazilian and American histories in respect to slavery and racism?
  3. Based on the American experience, what changes can be reasonably expected to be seen in Brazil within a decade as a result of affirmative action?
http://www.thirteen.org/edonline/wideangle/videobank/brazil_affirmative.html

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

#DESABAMENTORJ IARA & ADAMI

Caro Jorginho e demais colegas

Estou bem.
Todos estão.
A última pessoa saiu do IARA e da Adami Advogados ontem 1830hs.
O prédio maior dos 3 que caíram 'e colado ao meu, e ficaram alguns buracos na
parede na parte de trás do nosso prédio.
Nosso escritorio esta interditado.
O funcionário Joel esteve hoje de manha la perto mas não conseguiu ultrapassar
o Largo da Carioca.
Nossas advogadas foram desviadas para outras tarefas fora do Centro do Rio.
Acredito que talvez so possamos retornar após segunda.
Não consegui postar no Blog do Humberto Adami.

Agradeço a preocupação e o carinho.

Humberto Adami
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry da Claro'



Enc: CADÊ VOCÊ?  Lista de mensagens  
Responder | ApagarMensagem #73407 de 73416 < Ant | Próximo >
Enc: CADÊ VOCÊ?

Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

From: humbertoadami@gmail.com
Date: Thu, 26 Jan 2012 16:41:07 +0000
To: 
ReplyTo: humbertoadami@gmail.com
Subject: Res: CADÊ VOCÊ?

Enviado pelo meu aparelho BlackBerry da Claro

From: humbertoadami3@gmail.com
Date: Thu, 26 Jan 2012 16:16:27 +0000
To: JORGE BATISTA DE ASSIS
ReplyTo: humbertoadami3@gmail.com
Cc: discriminacaoracial@yahoogrupos.com.br; humbertoadami@gmail.com
Subject: Res: CADÊ VOCÊ?

Esta tudo bem.
Só não tem ninguém no IARA ou na ADAMI Advogados.

Grato a todos e todas.
Humberto Adami
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry da Claro

From: JORGE BATISTA DE ASSIS
Date: Thu, 26 Jan 2012 12:10:12 -0200
To: HUMBERTO ADAMI; HUMBERTO ADAMI DOS SANTOS JÚNIOR; ;
Subject: CADÊ VOCÊ?

PREZADO AMIGO,
 
ESTOU PREOCUPADO COM VOCÊ?
CADÊ VOCÊ?
ABRAÇOS.
JORGINHO

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Portal Geledés - Repercussão sobre HADDAD e Monteiro Lobato

É interessante a discussão que ocorre entre a militância do movimento negro, em repercussão, no Portal Geledés, sobre matéria do ex-ministro Fernando Haddad e o caso de Monteiro Lobato, no livro Caçadas de Pedrinho, em mandado de segurança no STF.
Ao contrário do que pretendia Sr. Claúdio Silva, coordenador regional dos negros petistas do PT de São Paulo, com o editor de AFROPRESS, Dojival Vieira, a colocação do assunto - mandado de segurança contra Dilma e Hadadd na mídia -, ameaçando este advogado, fez o feitiço virar contra o feiticeiro.
O assunto foi objeto da nota RACISMO DE LOBATO NO STF - MANDADO DE SEGURANÇA & HADDAD, aqui no Blog do Humberto Adami.
A matéria no Portal Geledés - Planalto confirma saída de Haddad que será substituído por Mercadante no Ministério da Educação , traz o dialogo abaixo, e dá idéia do que vem pela frente fruto da manobra mal-sucedida da dupla "Claudinho & Dojival". O fato provocou, inclusive, mal estar no PT nacional, e a retirada do artigo "Oportunismo Suicida" do site do PT SP - Linha Direta. No diálogo, a expressão "NÃO TEM PERDÃO", chama a atenção.
Humberto Adami

Portal Geledés - Repercussão sobre HADDAD e Monteiro Lobato

É interessante a discussão que ocorre entre a militância do movimento negro, em repercussão, no Portal Geledés, sobre matéria do ex-ministro Fernando Haddad e o caso de Monteiro Lobato, no livro Caçadas de Pedrinho, em mandado de segurança no STF.
Ao contrário do que pretendia Sr. Claúdio Silva, coordenador regional dos negros petistas do PT de São Paulo, com o editor de AFROPRESS, Dojival Vieira, a colocação do assunto - mandado de segurança contra Dilma e Hadadd na mídia -, ameaçando este advogado, fez o feitiço virar contra o feiticeiro.
O assunto foi objeto da nota RACISMO DE LOBATO NO STF - MANDADO DE SEGURANÇA & HADDAD, aqui no Blog do Humberto Adami.
A matéria no Portal Geledés - Planalto confirma saída de Haddad que será substituído por Mercadante no Ministério da Educação , traz o dialogo abaixo, e dá idéia do que vem pela frente fruto da manobra mal-sucedida da dupla "Claudinho & Dojival". O fato provocou, inclusive, mal estar no PT nacional, e a retirada do artigo "Oportunismo Suicida" do site do PT SP - Linha
Direta. No diálogo, a expressão "NÃO TEM PERDÃO", chama a atenção.
Humberto Adami