quarta-feira, 22 de maio de 2013

Debate sobre democratização do ensino superior abre atividades dos 10 anos de implantação da UFT

uftnarede
Portal de Notícias
Pesquisar
Portal UFT
Portal do Aluno
Portal do Professor
Intranet
Videos
Portal de Notícias
Debate sobre democratização do ensino superior abre atividades dos 10 anos de implantação da UFTImprimirE-mail
Por José Filho   
22 de maio de 2013
Um rico debate movimentou na noite desta terça-feira (21), a Universidade Federal do Tocantins - Câmpus de Palmas. Estudantes, professores, membros de movimentos sociais, ativistas e pessoas interessadas no tema “Democratização do Ensino Superior” lotaram o Centro Universitário Integrado de Cultura, Ciência e Arte (Cuica) para discutir questões ligadas à igualdade racial, Lei de Cotas e direitos sociais. A mesa-redonda promovida com base no projeto de extensão Ordem Jurídica, Igualdade Racial e Educação, e organizada pelo Diretório Acadêmico (DA) do curso de Direito, abriu as atividades alusivas às comemorações dos 10 anos de implantação da UFT.

A solenidade foi aberta pelo o reitor da UFT, Márcio Silveira, que deu as boas-vindas a todos e falou da importância de a UFT promover o debate. Em seguida pró-reitores fizeram uso da palavra e destacaram a importância de a Universidade discutir um tema atual e relevante do ponto de vista social. O presidente do DA, Kássio Monteiro, falou do momento de aprendizado do conhecimento de cidadania e consciência crítica, importantes na formação dos alunos. Posteriormente, a mesa-redonda teve início com a exibição de um vídeo-documentário sobre a luta dos negros, desde os tempos da escravidão, passando por quilombos, manifestações em busca de reconhecimento, conquista de identidade, cidadania e direitos.


Abertura da mesa-redonda Democratização do Ensino Superior na noite desta terça (21)

A mesa-redonda “Democratização do Ensino Superior” teve como mediadora, a professora e coordenadora do projeto de extensão Ordem Jurídica, Igualdade Racial e Educação, Ana Lúcia Pereira, e como debatedores Paulo Vinícius Luduvice, do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) e Humberto Adami, advogado especialista em casos que envolvem racismo e discriminação racial e membro do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (IARA). Ana Lúcia abriu o debate destacando que o projeto está sendo desenvolvido no curso de Direito para discutir as políticas de ações afirmativas do Brasil. “Nós não estamos mais no estágio de discutir se somos a favor ou contra a política de cotas”, observou.

Ana Lúcia disse que o programa tem como objetivo preparar os alunos cotistas para que os mesmos possam entender o sistema de cotas. “O Projeto existe nos câmpus de Palmas e Tocantinópolis, mas “é importante que todas as unidades da UFT implantem o programa”, avaliou. Já o advogado Humberto Adami, que promove ações judiciais no sentido de concretizar ações afirmativas, igualdade racial e a lei de cotas nas universidades federais, ressaltou a importância do momento para os alunos de Direito. “Para os alunos, futuros advogados, juízes, promotores de justiça, esse é um tema atual, que gera muita polêmica, mais de muito aprendizado”.


Reitor destacou o importante momento de discussão do tema na Universidade

Paulo Vinicius Luduvice explicou que o Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) trabalha para fazer valer a democratização do ensino superior. “Porque o processo de democratização do ensino superior se dá entre a Universidade e o povo, que sustenta o seu funcionamento,” observou. Luduvice chamou atenção também para a responsabilidade social da Universidade. “A universidade pública historicamente tem a responsabilidade de produzir conhecimento e precisa socializar essa produção”, disse ele, reiterando que o aluno de universidade pública é parte da responsabilidade social. 

Reitor - Márcio Silveira avaliou como positiva a discussão, afirmando que os grandes momentos são importantes para debates dessa magnitude no ambiente acadêmico. “É um tema adequado e que faz parte da educação pública brasileira. É um momento de a gente parar, refletir, analisar e praticar o ócio criativo. Para Silveira o pensar coletivo enriquece sempre, pois são visões de diferentes, formações diferentes. “É o tipo de projeto de extensão que mantém a universidade acesa. Uma medida que provoca a discussão entre estudantes, professores, servidores e a sociedade. Esse é o papel da universidade”, concluiu.


Luduvice, observado por Ana Lúcia e Adami, fala da responsabilidade 
social da universidade para com a sociedade


Oficial - O evento abre a programação alusiva aos dez anos de implantação da UFT no câmpus de Palmas, que segue até sexta-feira. Até o final do ano outros eventos comemorativos irão ocorrer nos demais câmpus. A abertura oficial das comemorações alusivas aos 10 anos de implnatação da UFT ocorre nesta quarta-feira (22), a partir das 19h, com a conferência de abertura, com participação da Orquestra ‘Sanfônica’ Amor Perfeito, formada por crianças da rede pública estadual de ensino, e um coquetel no corredor do Prédio da Reitoria, com a abertura da exposição “As Faces Contemporâneas”, do artista Renato Moura.


Público acompanha atentamente discussão sobre lei de cotas, igualdade racial e direitos


Programação:
* Todos os eventos são abertos à comunidade


Quarta-feira (22)
Abertura oficial das comemorações alusivas aos 10 anos de implantação da Universidade Federal do Tocantins

Local: Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica)
  • 19h – Apresentação da Orquestra ‘Sanfônica’ Amor Perfeito
  • 19h15 – Sessão solene
  • 20h – Conferência de Abertura
Local: Corredor Cultural do Bloco IV (Reitoria)
  • 21h30min – Coquetel e abertura da exposição “As Faces Contemporâneas”, de Renato Moura

Quinta-feira (23)


Local: Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica)
  • 9h – Apresentação cultural
  • 9h30 – Sessão extraordinária conjunta Consepe/Consuni
  • Conferencista: Ildeu Moreira Coelho (UFG) - Tema: Universidade e Formação
Local: Auditório do Bloco IV
  • 14h – Sessão do Consepe

Local: Palco aberto, Câmpus UFT Palmas

  • 19h30 – Stand-up comedy com Paulo Henrique Vieira (Grupo Tô na Comédia)

Sexta-feira (24)

Local: Auditório do Bloco IV
  • 8h30 – Sessão do Consuni

Local: Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica)

  • 19h – Apresentação Cultural - Concerto para Sabrina e o Pandeiro - Intervenção de cordel e música, com Sabrina Fittipaldi
  • 19h30 – Conferência de Encerramento - Conferencista: Senador Cristovam Buarque - Tema: Perspectivas e Desafios da Educação Superior no Brasil

Local: Palco aberto, Câmpus UFT Palmas

  • 20h30 – Show musical


Nenhum comentário: