quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CIDADES DO TOCANTINS SURGEM COM A ESCRAVIDÃO E O CICLO DO OURO


A materia abaixo circulou recentemente nas redes de TV e menciona cidades dos Tocantins, escravidao e ciclo do ouro. 29 quilombos reconhecidos no Tocantins.
Gostamos muito e recomendamos.
Humberto Adami e Elzimar Domingues

02/10/2013 11h32 - Atualizado em 02/10/2013 13h00

Cidades do Tocantins surgem com a escravidão e o ciclo do ouro

Arraias e Natividade, no sudeste do estado, são alguns desses municípios.
Vestígios da época são preservados pelos moradores.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera
Comente agora
 A presença do negro na história doTocantins é marcante como na formação do Brasil, na época da colonização. EmNatividade, no sudeste do estado, ainda se encontram vestígios da escravidão e do trabalho dos negros. Um deles são as ruínas da Igreja de Nossa Senhora dos Rosários dos Pretos, construída com pedras, que hoje se tornaram ponto turístico da cidade.
Com a escravidão, houve a exploração do ouro, como conta a guia turística Felisberta Pereira da Silva, que luta pela preservação da memória dos seus antepassados. Ela diz que antes de trazer os negros, tentaram domesticar os índios, mas não conseguiram “acharam mais preguiçosos, na verdade eles queriam saber onde estava o ouro.” Da exploração do ouro ficou a habilidade de transformar o metal em joia, de forma manual.
Outras cidades também surgiram como ciclo do ouro, como Arraias, onde ainda se encontram remanescentes de quilombos. Toda essa história entre passado e presente pode ser vista no vídeo acima.
http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2013/10/cidades-do-tocantins-surgem-com-escravidao-e-o-ciclo-do-ouro.html

tópicos:


Nenhum comentário: