segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Paulo Lins reconhece: há racismo na lista da Feira de Frankfurt


Advogado Humberto Adami
O músico Paulo Lins, único negro a ser convidado para a Feira de Frankfurt, reconheceu haver racismo na elaboração da lista de escritores convidados para a feira literária alemã, a partir de critério técnico do ministério da Cultura, segundo a ministra Marta Suplicy. Na reportagem de (veja em O Globo) de hoje, o escritor deixa claro tal posição. Junta-se à decisão do "mago" Paulo Coelho, de não ir á Feira, que causou intensa repercussão com a entrevista do escritor, na data de ontem, onde informa que há nepotismo. Também nesta data, a ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, anunciou, após provocação do advogado Humberto Adami, este que vos escreve, na coluna do Ancelmo Gois (veja aqui ), que vai protestar contra a presença de apenas um negro na delegação. 
O fato é que o "critério técnico" revelou-se uma forma de racismo explícito em evento internacional. Essa noção deve ser aplicada a outros assuntos.
Como apurar responsabilidades? 
Penso  que a ministra Marta Suplicy deve procurar logos os responsáveis pela lista que não corresponde á critério técnico nenhum, e corresponde ao apartheid no campo editorial, e um sério desconhecimento sobre os escritores negros no Brasil. 
Próximo passo, posição do CNIPIR - Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que tem obrigação legal de monitorar a implementação das políticas públicas na área, e que é presidido pela até agora silente ministra Luiza Bairros, da SEPPIR. 

HUMBERTO ADAMI
humbertadami@gmail.com

Advogado e mestre em Direito
Instituto de Advocacia Racial e Ambiental 

Fonte: Blog do Humberto Adami


Veja também:
MARTA, O CRITÉRIO TÉCNICO, E A FEIRA DE FRANKFURT
Marta Suplicy: ‘Não foi usado critério étnico na lista de Frankfurt’


Nenhum comentário: