terça-feira, 22 de abril de 2014

ADAMI no Quilombo do VENTURA



Estive no Quilombo do meu amigo Jose Ventura, do Quilombo de Serra do Salitre, próximo à Patos de Minas.Na companhia de Elzimar Domingues, e Mãe Jura, visitamos alguns dos componentes dessa força viva de Minas Gerais.  



Não faltou Escaldado de frango com milho, nem pamonha, da Pamonharia do Aguinaldo. Nem pão de queijo. José Ventura é um dos mais importantes líderes quilombolas do país. Um dos mais ouvidos coordenadores da Frente Nacional Quilombola, é figura de destaque no cenário das lutas afrodescendentes.  


Conheço-o desde minha passagem pela Ouvidoria da SEPPIR, que já vai bem longe, quando reclamava da falta de atenção de meus colegas da instituição, bem como da Fundação Palmares, que jamais tinham ido ao local. De bom grado aceitei seu convite para ir a um evento oficial  naquela data, e fiquei muito impressionado com as características da gente quilombola que lá encontrei. Uma total ausência de percepção de direitos, e um olhar melancólico.    
Ventura tem sido um dos mais valiosos parceiros do IARA - Instituto de Advocacia Racial e Ambiental


 Na opinião, deveria ele mesmo se auto representar, ao invés de representantes frouxos que se vê por aí.
Indaguei-se não se animava a disputar cargo político. Disse-me que não. O fato de ser do PT Partido dos Trabalhadores, não o impede de ter opinião própria e firme defesa dos interesses quilombolas. Fez bonito na audiência pública na Comissão de Direitos Humanos na Camara dos Deputados, ano passado, (ver o link da audiencia inteira aqui), e quando cobrando por uma autoridade federal de primeiro escalão da igualdade racial, sobre se tinha  idéia das repercurssões da audiência e denúncia na Câmara dos Deputados, seguida de Auditoria Operacional no TCU Tribunal de Contas da União, (ver aqui), NÃO  TITUBEOU:
 ESTÁ TUDO GRAVADO!
 Jose Ventura expressou satisfação e reconhecimento pelas várias ocasiões em que estive no STF Supremo Tribunal Federal, em defesa das populações afrodescendentes e quilombolas, como se ve em  http://humbertoadami.blogspot.com.br/2012/05/na-tribuna-do-stf-quilombolas-e-cotas.html
Em recente evento no Sindicato do Bancários de Brasilia (Distrito Federal), chegou acompanhado de um ônibus de quilombolas e do Congado, e colocou o hall do Sindicato para dançar. Ver aqui. O Sindicato dos Bancários do Distrito Federal deu grande prestígio à participação de Jose Ventura no evento, dentre outros, como se ve em aqui   

Foi com muito prazer que estive com Jose Ventura em Patos de Minas, onde tivemos a certeza que muitas outras jornadas virão, e em breve, no interesse de todos os quilombolas do país. 

Humberto Adami

Advogado e Mestre em Direito. 
Humbertoadami@gmail.com


Nenhum comentário: