quarta-feira, 7 de maio de 2014

Carta aberta ao Presidente da Fundação Cultural Palmares Hilton Cobra

Tendo recebido de Jair Nguni a solicitação de apoio à "'Carta aberta ao Presidente da Fundação Palmares", estou publicando no Blog de Humberto Adami, e suas repercussões, para os efeitos pretendidos. Agradeço a confiança.
Humberto Adami






Jair Nguni
 jair_ngunipb@hotmail.com  


para iara
Peço apoio do IARA para que essa carta seja divulgada para os movimentos negros do Brasil.
Axé!





Carta aberta ao Presidente da Fundação Cultural Palmares Hilton Cobra


Caro senhor Hilton Cobra,  estamos ansiosos para saber de sua resposta com relação ao convite que fizemos para  vossa  senhoria palestrar  na terceira edição do  Projeto Agosto Para a Igualdade Racial. O convite feito  por  E- mail  no dia 27 de março, se quer foi respondido até hoje e isto é muito estranho e não condiz com a  prática política, muito menos com o comportamento administrativo  de uma instituição  tão séria e organizada como  a Fundação Cultural Palmares, a qual sempre foi zelosa e respeitosa com as demandas do Movimento Negro Brasileiro.  No ano passado,  infelizmente, o senhor não pôde comparecer ao nosso evento por conta de uma agenda repleta de atividades em função do aniversário da FCP, segundo informações prestadas pela senhora  Martha Rosa, chefe de gabinete desta importante instituição de combate ao racismo e valorização da cultura afro-brasileira. Todavia, como o senhor não podia palestrar em Campina Grande,  a decisão sabia de enviar no seu lugar a professora Martha Rosa foi acertada e gentilmente compreendemos sua preocupação em valorizar o nosso evento, apesar de não  ter podido  comparecer para  nos  prestigiar como em outrora  fez o Ex- presidente da Fundação Cultural Palmares Eloi Ferreira.
O  nosso Projeto Agosto Para a Igualdade Racial deste ano já não vai poder contar com apoio e patrocínio da Fundação Cultural Palmares, o que achamos algo inaceitável, pois a única coisa que  pleiteamos  era uma passagem aérea e hospedagem para o ativista Hamilton Borges, tendo em vista ser ele um dos maiores militantes do movimento negro do Brasil. A  negativa rápida  da FCP para  não apoiar nosso projeto  faz essa instituição caminhar na contramão da história,  já que o Brasil é um dos países mais racistas do mundo. Saiba  que  Hamilton Borges é  na sociedade contemporânea brasileira um reconhecido e destacado militante da luta contra o extermínio da juventude  negra, assim como um atuante  defensor dos  direitos humanos de nossa população negra e pobre das periferias do Brasil. Logo,  pedimos encarecidamente ao senhor que possa  rever essa questão junto com  toda  sua competente equipe de trabalho, visto que  sabemos o quanto será importante para o engrandecimento do nosso evento poder contar com o apoio material, político e institucional da Fundação Cultural Palmares nessa luta contra o genocídio da juventude negra em nosso estado.
Senhor  Hilton Cobra, lamentavelmente, Campina Grande segundo dados do Mapa da Violência de 2012, a nossa cidade ocupa a vigésima quarta colocação no país em assassinatos brutais  contra jovens  negros. A militância negra de Campina Grande tem feito um esforço gigantesco para reduzir essa triste estatística, por meio de seminários e participando de eventos no sentido de alertar a sociedade para esse verdadeiro genocídio praticado contra a juventude negra campinense e pobre, geralmente moradora de bairros periféricos onde não temos a presença do poder público para  empoderar  essa mesma juventude  afrodescendente com educação de qualidade, moradia decente e áreas de lazer. Assim, diante desse quadro, temos absoluta certeza que o senhor não vai ficar de fora mais uma vez do nosso projeto, visto que sabemos de seu compromisso histórico e político com o fim do racismo, bem como pela  sua  reconhecida luta em defesa da preservação e divulgação do patrimônio cultural africano e afro-brasileiro. Sua presença irá fortalecer, com certeza, a nossa luta pela promoção da igualdade racial, assim como irá contribuir para chamar atenção dos poderes públicos,  mídia e sociedade para todos esses problemas elencados nesta carta.  Para que lhe sirva de inspiração e motivação para que o senhor venha para Campina Grande palestrar. Pelo nosso projeto, caro Hilton Cobra, já passaram personalidades negras como o cantor Chico César, João Jorge do Olodum e Ana Célia do Ilê Aiyê,  além do histórico ativista Severino Lepê do movimento negro de Pernambuco.
Ademais, a sua presença nesse momento torna-se mais importante ainda pelo fato de celebrarmos no nosso evento o centenário de Abdias Nascimento, pois teremos no sábado (dia 9 de agosto) uma palestra que irá debater com o público a vida e obra deste que foi um dos maiores militantes do movimento negro no mundo. Nesse sentido, temos também a convicção de que o senhor enquanto um sério e comprometido  Presidente da Fundação Cultural Palmares irá compreender a relevância social e política de um projeto como esse para nossa comunidade negra. Por outro lado, sabemos que pela sua  história de luta contra o racismo acreditamos que um  Presidente da Fundação Cultural Palmares não irá  ignorar nosso convite,  já que o senhor é uma  respeitada e digna referência nacional de luta pelos direitos de nossa população negra, o que lhe credência  a entrar com dignidade e muito respeito  na história do Movimento Negro de Campina Grande, que  este ano completa  28 anos de luta pela igualdade racial. Com certeza, seria uma grande honra e orgulho para nossa  militância tê-lo no nosso evento, tendo em vista que  seu nome irá  abrilhantar  a  trajetória ousada  e corajosa de luta de  um movimento negro que  já trouxe  Carlos Moore para palestrar em Campina Grande e que foi o grande responsável pela vinda do Afro Olodum  no ano do centenário da abolição, em 1988.
Por  acreditar no  seu compromisso com as demandas do movimento negro brasileiro  e pela  sua luta incansável pela  restauração dos ideais de Zumbi dos Palmares em nossa sociedade. O senhor que sempre lutou por uma política cultural  honesta, inclusiva  e  verdadeiramente democrática neste país. Queremos, à guisa de conclusão, externar publicamente a nossa admiração pelo seu trabalho  e respeito por tudo que o senhor tem feito à frente da  Fundação Cultural Palmares para a nossa população negra, sabendo que temos um largo e árduo caminho a percorrer nessa  nossa luta diária contra o racismo desumano e cruel, historicamente construído para deixar a  segunda maior  população negra do mundo  a viver  com  uma  cidadania de segunda classe neste país. Assim sendo, renovamos aqui nosso convite para que o senhor também venha conosco celebrar os 40 anos do Ilê Aiyê quando teremos em Campina Grande a presença desse grande pilar da história e cultura dos  povos  africanos em Salvador- o senhor Antonio Carlos dos Santos ( Vovô do Ilê Aiyê ) na condição de palestrante, além do senhor Hamilton Borges que já confirmou presença no nosso Projeto Agosto Para a Igualdade Racial.

Autor : Jair Nguni- historiador e militante do Movimento Negro de Campina Grande.

Nenhum comentário: