quarta-feira, 1 de abril de 2015

Afrodescendentes - Formada comissão de resgate da sua história

http://www.jdv.com.br/noticia/2287/afrodescendentes--formada-comissao-de-resgate-da-sua-historia




Quarta-feira | 01/04/2015« VOLTAR
NOTÍCIA . GERAL20/03/2015
Comissão de Resgate da História dos Afrodescendentes de Jaraguá do Sul foi oficializada na quarta-feira 18, tendo como coordenador o vereador Pedro Garcia com o presidente Francisco Alves. Foto: Isandro Fiamoncini

Afrodescendentes - Formada comissão de resgate da sua história

As origens e o riquíssimo legado da etnia negra em Jaraguá do Sul, iniciados com a vinda dos trabalhadores trazidos pelo fundador, Emílio Carlos Jourdan, em 1876, passam a ser desvendados através da busca documental e de identidade das famílias, com o objetivo de lançar um livro e criar um monumento, com local ainda em aberto. 

A reunião oficial que instituiu a Comissão de Resgate da História dos Afrodescendentes de Jaraguá do Sul aconteceu na manhã de quarta-feira (18), em encontro realizado na Câmara de Vereadores, acompanhado pelos vereadores Pedro Garcia e João Fiamoncini e com a presença do presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Sidnei Marcelo Lopes, e do coordenador dos Museus Municipais, historiador Ademir Pfiffer.

A comissão tem a coordenação geral de Pedro Garcia e reúne integrantes de diversas entidades, como o Movimento Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi), Comunidade Negra de Jaraguá do Sul (Coneja), do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), da Federação de Umbanda, Candomblé e Angola (Fuca), dos blocos carnavalescos e outros segmentos sociais.


Memória

“Queremos fazer um trabalho semelhante ao que fizemos com a história dos 50 anos da explosão da fábrica de pólvora”, assinalou Garcia. Lembrou que na ocasião, em 2013, a pesquisa também resultou em livro e monumento em memória às vítimas. O presidente da comissão, Francisco Alves, ressaltou que “um povo sem história é um povo sem passado. Se falarmos da cultura dá um livro, se falarmos em culinária outro, samba daria mais um, e assim por diante”, disse. 

Francisco Alves entende que o livro deverá ser utilizado nas escolas, como fonte de conhecimento sobre a contribuição dos afrodescendentes da cidade, em várias frentes. Sidnei Marcelo Lopes, presidente da Fundação Cultural, atestou: “Temos uma história muito rica e muito bonita para contar”. Mencionou o historiador Emílio da Silva, neto de escravos e patrono do museu histórico que leva o seu nome. “Não morrerei sem ver que a história de luta do negro não foi em vão. Meus netos terão uma sociedade bem mais humana”, declarou o secretário, Everaldo Corrêa.

Comissão de Resgate dos Afrodescendentes de Jaraguá

Pedro Garcia – Coordenador Geral
Francisco Valdecir Alves – Presidente
Luis Fernando Olegar – Vice-Presidente
Everaldo A. Corrêa – Secretário
Luciana Lehman – 2ª Secretária
Adilson de Oliveira Jr. – Tesoureiro
Wanderlei Rosa – 2º Tesoureiro


« VOLTAR

Nenhum comentário: