domingo, 12 de abril de 2015

Professora do Campus é convidada a compor a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil

Professora do Campus é convidada a compor a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil

    Publicado: Quarta, 04 de Fevereiro de 2015, 20h17 | Última atualização em Quinta, 05 de Fevereiro de 2015, 11h49

    Em novembro passado, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB criou a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil com o objetivo de investigar os fatos relativos à escravidão de africanos e seus descendentes, além de fazer um resgate histórico da contribuição da população negra para o desenvolvimento do país. Entre os membros da Comissão, a Professora Helena do Socorro Campos da Rocha foi nomeada para ser Consultora.

    A Assessoria de Comunicação do Campus realizou algumas perguntas à professora. Acompanhe abaixo.

    ASCOM: Qual a importância de integrar a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil?
    Helena Rocha: Como pesquisadora do Núcleo NEAB do IFPA é um ganho enorme pois estamos como representantes dos NEABs [Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros] do país todo, dentre os Núcleos de Universidades e Institutos Federais. O Campus Belém foi o precursor da criação dos NEABs nos Institutos Federais e foi o primeiro NEAB da Rede. Nesse contexto, temos como função dentro da Comissão manter um diálogo entre os NEABs e a Comissão com vistas a levantar um resgate histórico desse período, a aferição de responsabilidades e a demonstração da importância das ações afirmativas como fator preponderante da REPARAÇÃO devida pelo nosso país à população negra conforme estipulado em Durban em 2001.
     
    A: Como se deu o convite para compor a Comissão?
    H: Através do Presidente da Comissão, o professor Humberto Adami Santos Junior que esteve no IFPA CampusBelém em 2013 para a Conferência de Abertura do I Congresso de Diversidades e Questões Etnicorraciais e, desde lá se apontava essa discussão, bem como pelo diálogo entre o NEAB e o Dr. Humberto Adami datado de sua estada na OUVIDORIA DA SEPPIR [Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial].
     
    A: Que resultados são esperados?
    H: Uma oportunidade que essa Comissão tem de ajudar na implementação da Lei 10.639/2003 [inclusão do tema "História e Cultura Afro-Brasileira" na Rede de Ensino] reescrevendo e recontando a VERDADE sobre a escravidão negra no Brasil para que a REPARAÇÃO ocorra na forma de Ações Afirmativas mais efetivas a que os descendentes desse processo fazem por merecer.

     

     A posse para a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil ocorrerá nesta sexta-feira, dia 06 de fevereiro de 2015, às 10 horas, na sede da OAB, em Brasília.

     

    Nenhum comentário: