quarta-feira, 15 de abril de 2015

Reunião com Reitor da Unb sobre Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra CFOAB

Reunião com Reitor da Unb sobre Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra CFOAB

Na data de 19.03, me  reuni com o Magnífico Reitor da Universidade de Brasília UNB, Prof. Dr. Ivan Camargo, para tratar do acordo de cooperação técnica entre UNB e CFOAB, sobre Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil.  Acompanhou-me o membro consultor da CNVENB, Antonio Gomes da Costa Neto, autor da denúncia do caso "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato. O Reitor ficou de encaminhar minuta em uma semana. O presidente do CFOAB, advogado Marcus Vinicius Furtado, como de praxe,  assumirá a assinatura do acordo, que podera ser realizada na Unb ou no CFOAB. Fiquei muito feliz pois Ivan, o "irmão do Cadir", foi meu contemporâneo de graduação na Unb, nos idos de 77/80. Contamos com a experiente ajuda de Timothy Mulholland, ex-reitor da Unb, responsável pela condução das políticas de ação afirmativa na Unb, que, contudo, não pode comparecer. O convênio "guarda-chuva" conduzido pelo Reitor com a instituição permitirá que vários grupos e setores se dediquem a resgatar a Verdade sobre a Escravidão Negra, contribuindo para a democratização das iniciativas e integrando todos os departamentos interessados da universidade.  Para mim, como ex - aluno, foi uma satisfação. Mencionei ao Reitor que o Ministro Ricardo Lewandowiski, Presidente do STF,  me disse no intervalo do julgamento da ADI 3239 - sobre a constitucionalidade do Decreto 4.887 (que foi adiado)-, que a Portaria das cotas para negros no STF e CNJ, assinada na véspera, teve forte influência da UNB e da ADPF 186, da qual foi Relator. 

Nenhum comentário: