domingo, 10 de maio de 2015

Dia das mães de jovens negros assassinados

Caros e caras colegas.  

Pensando no que escrever para saudar o Dia das Mães, lembrei-me de uma das diversas Mães de jovens negros assassinados com morte violenta, nas muitas audiências públicas que tenho participado nos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade sobre Escravidão Negra, bem como na Comissão Nacional Igualdade Racial, ambas do CFOAB. 

Na da ALERJ Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, uma delas disse, referindo-se ao filho assassinado pela força policial: "Se eu não posso nem bater no meu filho para educar, porque alguém, que nem o conhecia,  tem direito de matar meu filho e poder ficar sem qualquer investigação ou punição?"

A mãe do jovem morto faz uma indagação que não tem resposta fácil. Muitas e muitas mães tem se repetido nessa interminável tragédia que se abate a juventude negra brasileira, e com isso sobre suas mães.  Eu penso que lembrar desse fato nesse momento 'e homenagear as Mães de todo o Brasil, esperando que o genocídio contra a juventude negra acabe, com a apuração de responsabilidade. 

 Feliz Dia das Mães. 

Humberto Adami





Nenhum comentário: